Foto: Cartazes da luta contra a EC95, à época PEC241. Hall da reitoria da UFSC, 2016; por UFSC à Esquerda
José Braga – Redação UàE – 24/05/2019
Duas chapas se inscreveram para concorrer a eleição para a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC). A chapa 1 “TAEs Unidos – juntos somos mais fortes” é composta pela oposição a atual direção que integra a chapa 2 “Determinação – sindicato para todos”.
Leia também: Processo Eleitoral SINTUFSC 2019-2022
A chapa 2 é composta pela direita conservadora instalada na direção do sindicato há cerca de uma década. Já a chapa 1 propõe um sindicato democrático e de luta, que possa contribuir nas lutas da classe trabalhadora neste período decisivo de nosso país.
A votação ocorre no dia 08 de agosto. Até lá os trabalhadores têm um largo período para conhecer as chapas e debater as melhores estratégias de luta para o momento. A expectativa é de uma eleição bastante disputada.
Os trabalhadores informaram em assembleia que membros da administração central, pró-reitores, secretários, chefias, incluso o chefe de gabinete se filiaram recentemente ao sindicato. Isto poderia indicar que a reitoria poderá trabalhar para influenciar a eleição.