Imagem: convocação de reunião do CEB por DCE Luís Travassos.
Imagem: convocação de reunião do CEB por DCE Luís Travassos.

[Opinião] Hoje! CEB discutirá funcionamento do RU e demandas para o retorno presencial

Imagem: convocação de reunião do CEB por DCE Luís Travassos.

Nina Matos – Redação UFSC à Esquerda – 24/03/2022

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC convocou para hoje (24), às 18h, a reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB). Duas pautas serão discutidas: (1) o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e (2) demandas não-atendidas do retorno presencial.

A reunião será presencial, no auditório do Centro de Ciências Socioeconômicas (CSE), com a possibilidade de participação online para aqueles que não estiverem em Florianópolis.

Já são quase seis meses desde a última reunião do CEB, que é um importante instrumento de discussão e construção das políticas do movimento estudantil da UFSC.

O CEB é composto pelos Centros Acadêmicos (CA), Diretórios Acadêmicos (DA), Grêmio do Colégio de Aplicação e pelo próprio DCE da UFSC. Apesar de apenas as entidades terem direito a votar, sendo um voto para cada entidade, a participação é aberta para todos os estudantes. As reuniões podem ser convocadas pelo DCE ou por um conjunto de 16 CAs, assinando uma autoconvocação coletivamente.

Entretanto, vemos como o CEB tem sido cada vez mais esvaziado pela própria direção do DCE, que não tem convocado novas reuniões do Conselho para congregar o movimento estudantil na universidade.

As últimas reuniões de CEB convocadas pelo DCE apenas o foram após a tentativa de entidades estudantis fazerem sua autoconvocação, sem contarem com o apoio dos membros do DCE, nas entidades de base que compõem, levarem a discussão e assinarem também as convocações.

Além disso, o DCE tem priorizado colocar as disputas para dentro da própria entidade, convocando, eventualmente, reuniões gerais do DCE ao invés de convocar as reuniões do Conselho.

Frente a dificuldade que as entidades de base enfrentam com a mobilização das suas bases, reuniões do CEB podem auxiliar a dar um sentido para lutas coletivas e movimentar os estudantes nos cursos. O DCE tem se furtado do seu papel de entidade central, faltado com seu papel de vanguarda em um momento de fragilidade do movimento estudantil.

A menos de um mês para o início das aulas presenciais na graduação, discutir as demandas que os estudantes têm para que o retorno não seja frustrado pela falta de política da reitoria é fundamental. A exemplo das conquistas que a pós-graduação obteve através de intensas movimentações na UFSC, os estudantes da graduação têm um importante caminho a construir.

Confira o chamado no Instagram:

https://www.instagram.com/p/CbfUiVluyr5/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *