Renato Ramos Milis* – 27/09/2022 – Redação
Na noite de hoje, 27/09, a equipe de cobertura do Jornal UFSC à Esquerda sofreu uma tentativa de censura por parte da direção da APUFSC-sindical. Ao preparar a transmissão pelos nossos canais do debate entre as chapas concorrentes no pleito para direção da entidade realizado pela comissão eleitoral, fomos interpelados por membros da APUFSC que disseram estar proibida a transmissão do debate por meios de imprensa. Para nosso jornal, este é um claro atentado a um valor democrático fundamental: a liberdade de imprensa. Com atitudes como essa, a diretoria desonra a história do movimento docente de nossa universidade que protagonizou ainda sob a coerção da ditadura empresarial militar lutas decisivas pelas liberdades democráticas e esteve a frente da reorganização dos movimentos dos trabalhadores. A diretoria, que tem em seu presidente sua expressão mais reacionária, mostra mais uma vez o autoritarismo com o qual conduz o movimento sindical: agora cerceando o direito da comunidade universitária e da sociedade catarinense à informação.
A frente liberal que dirige a entidade hoje procura com atitudes como essa, realizada por seu presidente, calar aqueles que os criticam. Pois que saibam eles que aqueles que estão do lado dos trabalhadores não se ajoelham. Em defesa da liberdade de imprensa, nós da mídia socialista e independente formaremos uma trincheira, e nos comprometemos com a sociedade catarinense a cobrir as eleições que definem os rumos do movimento docente em nossa universidade permitindo que conheçam as posições das chapas frente a luta dos trabalhadores e o destino da Universidade brasileira, e julguem por si próprios com quais projetos políticos àqueles que procuram liderar os professores da UFSC estão comprometidos.
A mídia independente cumprirá seu papel de informar e criticar, contra todos os censores! Afinal, a universidade brasileira merece muito mais do que os arroubos de meia dúzia de autoritários, cujo compromisso maior é servir com afinco às classes dominantes!
*O texto é de inteira responsabilidade do autor e pode não refletir a opinião do jornal