Imagem: Registro da assembleia do Sintufsc de 17/02/2022

[Curta] Sintufsc defende 1º turno on-line na eleição da reitoria

Renato Ramos Milis* – Redação – 18/02/2022

Em assembleia nesta quinta, 17/02, a direção do Sintufsc propôs aos trabalhadores que mudassem sua posição sobre a modalidade de votação nas eleições para reitor, defendendo que o primeiro turno seja realizado virtualmente. A proposta foi aprovada com 20 votos, tendo 15 votos pela manutenção da defesa da votação presencial.

A posição da categoria foi definida pela modalidade presencial em assembleia em 16/12. Em seguida, foi referendada novamente em assembleia em 19/01. Naquela assembleia a direção apresentou pela primeira vez uma mudança de posição, mas havia permanecido a vontade dos trabalhadores pela eleição presencial preocupados com os impactos da votação virtual não apenas para esse processo eleitoral mas sua permanência para outros processos.

No entanto, na 3ª assembleia discutindo o tema, a segunda em que a diretoria do sindicato manobra para reverter a posição de dezembro, com o desgaste da discussão, a posição foi alterada. Assim, o Sintufsc cede à postura da Apufsc que estava defendendo o voto on-line desde a formação da comissão.

A posição da diretoria da entidade contra o presencial se deu em função do intervalo entre o 1º e 2º turno, que nesta modalidade, para contemplar o retorno presencial das aulas da graduação seria de apenas uma semana (dias 19/04 e 26/04). Para eles isso daria pouco tempo para uma discussão programática com aqueles que fossem derrotados no primeiro turno. Ou seja, a política de alianças entre os candidatos ou a possibilidade de negociações programáticas para incorporação da base da candidatura derrotada.

A mudança na posição do Sintufsc pode decidir que o primeiro turno seja on-line, tendo em vista que as posições de DCE e APUFSC coincidem pela adoção dessa modalidade. Com isso, o sintufsc decide rifar a preocupação com o que representa a escolha de reitor, o zelo com os processos eleitorais e seus efeitos para universidade em nome de favorecer as negociatas das candidaturas nessa eleição.

 

*O texto é de inteira responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, as opiniões do jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *