Clara Fernandez – Redação UàE – 25/10/2018
Na manhã desta quinta (25/10/2018), a sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (ADUFCG), no estado da Paraíba, foi alvo de uma ação da Polícia Federal. Através de um mandado de busca e apreensão e panfletos que continham o material “Manifesto em defesa da democracia e da universidade pública”, os policiais levaram os materiais impressos e os HD’s dos computadores da entidade.
Confira abaixo o mandado de ordem e apreensão realizado pelo Juiz eleitoral Horácio Ferreira de Melo Júnior:
Confira abaixo o comunicado da direção nacional do ANDES-SN:
Seção Sindical do ANDES-SN sofre ação da Polícia Federal
No final da manhã desta quinta-feira (25), a seção sindical do ANDES-SN em Campina Grande (ADUFCG) sofreu uma ação da Polícia Federal.
Com um mandado de busca e apreensão, os policiais foram apreender um panfleto da entidade: “Manifesto em defesa da democracia e da universidade pública”.
O juiz eleitoral Horácio Ferreira de Melo Júnior, que assinou o mandado, determinou busca e apreensão de “outros materiais de campanha eleitoral em favor do candidato a Presidente da República FERNANDO HADDAD número 13 do PT”.
Além dos panfletos em defesa da democracia, os policiais abriram os computadores e levaram os HDS das máquinas da entidade.
A ação acontece uma semana após o ANDES-SN e suas seções sindicais terem se posicionado explicitamente contra o fascismo e em defesa da democracia, bandeiras históricas do nosso sindicato.
A direção do ANDES-SN reforça o seu compromisso na defesa intransigente da democracia e da universidade pública. “Esses são temas pertinentes à nossa atuação sindical”, afirma Antonio Gonçalves, presidente do Sindicato Nacional.
“Consideramos essa ação da Polícia Federal um ataque às liberdades democráticas. Em primeiro lugar, porque os nossos panfletos defendiam a democracia. Em segundo lugar, porque os Policiais Federais excederam o que determinava o mandado, se apropriando dos HDS da entidade, patrimônio que pertence à categoria docente”, conclui.
O ANDES-SN orienta que as seções sindicais alertem e avisem sobre qualquer ação policial que restrinja a liberdade de expressão e a liberdade sindical.
Ações de censura de manifestações políticas por parte da Justiça eleitoral estão sendo registradas em diversas Universidades pelo país em instituições como a UFGD, UFSJ, UFF, UFPR e UFSC.
]]>