Em greve, trabalhadores da Ebserh no HU-UFSC fazem ato em rótula da UFSC. 28 set. 2022. Foto: UFSC à Esquerda.

[Notícia] Após acordo parcial com a EBSERH, trabalhadores encerram a greve no HU da UFSC

Thiago Zandoná – Redação UFSC à Esquerda – 20/09/2022

Errata: inicialmente foi noticiado que as pautas levantadas pelos trabalhadores já tinham sido acatadas pela empresa. Na verdade, ficou definido na Audiência de Conciliação a manutenção das cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, mas as cláusulas econômicas do acordo serão encaminhadas para julgamento na Sessão de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho.

Trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (30) após a categoria conquistar acordo parcial com a empresa. Os trabalhadores da Ebserh estão sem reajuste há mais de três anos, marcado por um período de crise, pandemia e alta da inflação.

O acordo parcial foi considerado vitorioso pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Fenadsef). Segundo representante da Condsef, esse processo foi fruto da rápida nacionalização da greve, que na terça-feira (27) estava presente em ao menos 20 estados do país.

No HU da UFSC, aproximadamente 160 trabalhadores se reuniram em assembleia na manhã desta sexta-feira (30) e ratificaram, por unanimidade, a proposta de conciliação com a empresa.

As propostas foram consolidadas em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, na quinta-feira (29).

Na Audiência de Conciliação, ficou definida a manutenção das cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho vigente. Mas as cláusulas econômicas do acordo serão encaminhadas para julgamento na Sessão de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho, provavelmente no dia 10 de outubro.

Segundo documento, os pontos de pauta ratificados pelos trabalhadores do Hu UFSC são:

  • Manutenção de todas as cláusulas sociais do ACT vigente, o qual continuam através de prorrogações, concordando com a alteração da redação das cláusulas 2ª, 4ª, 12ª, 13ª, 14ª, 17ª e 27ª, conforme pactuado na mesa;
  • Reajuste linear de 22,30% (vinte e dois, vírgula trinta por cento), pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE, incidindo sobre os salários e benefícios dos empregados públicos da Empresa;
  • Pagamento dos valores retroativos sobre salários e benefícios considerando os respectivos ACTs vencidos;
  • Após o reajuste linear de 22,30% (vinte e dois, vírgula trinta por cento), a Ebserh conceda também aumento de R$ 600,00 (seiscentos reais) aos Assistentes Administrativos e aos Técnicos em radiologia;
  • Vigência de 3 anos (Março de 2020 a Fevereiro de 2023).

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condef) orientou todos os sindicatos filiados a convocar assembleias por local de trabalho com os trabalhadores da Ebserh para ratificar as propostas que foram consolidadas no TST. As assembleias acontecem em todos os cantos do país entre a manhã e a tarde desta sexta-feira. 

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *