Giulia Molossi – Redação UàE – 22/06/2020
A Reforma Universitária de Córdoba de 1918, na Argentina – cujas raízes se encontram no liberalismo do final do século XIX -, pôs fim ao regime oligárquico que então governava a Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e teve um impacto direto na democratização das universidades em toda a América Latina.
Para relembrar esse acontecimento de extrema importância para nós socialistas, pois foi quando os estudantes universitários de Córdoba realizaram o primeiro questionamento contundente à universidade latino-americana e influenciaram também processos de reforma em outros países como Peru, Cuba, Chile e Uruguai, o Universidade à Esquerda irá realizar um debate intitulado “102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: resgate de sua radicalidade para nossas lutas”.
O evento vai ocorrer hoje, dia 22 de junho, às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook, e contará com a presença de Renato Ramos Milis, mestre em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Amanda Alexandroni, estudante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC.
Para contribuir com o debate e resgatar a história desse período, também lançamos durante a semana uma série de textos sobre a Reforma Universitária de Córdoba. Veja a seguir todos eles!
102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: parte 1
102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: parte 2
102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: parte 3
102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: parte 4
102 anos da Reforma Universitária de Córdoba: parte 5