Morgana Martins – Redação UFSC à Esquerda – 07/07/2023
Amanhã, dia 08 de julho de 2023, ocorrerá a manifestação em defesa da UPA Sul. A mobilização ocorre para enfrentar a política proposta pelo prefeito de Florianópolis. Topázio pretende passar a administração de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – a Norte e a Sul – para serem gerenciadas por organizações sociais (OSs).
Leia também: Topázio propõe terceirização de duas UPAs de Florianópolis
O ato foi organizado em reunião no dia 29 de junho de 2023, convocada pelo Comitê em defesa da UPA Sul. Ele irá ocorrer em frente à UPA Sul, que fica localizada ao lado do Terminal TIRIO.
Confira o chamado para a manifestação:
MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA UPA SUL
A Saúde Pública de Florianópolis está ameaçada pelo prefeito Topázio que agora quer fechar a UPA Sul, localizada ao lado do terminal de ônibus do Rio Tavares com a promessa de fazer outra no local do antigo aeroporto e terceirizar a gestão para as chamadas Organizações Sociais (O.S.), um nome diferente para PRIVATIZAÇÃO.
Imagine a dificuldade de você ter que sair, por exemplo, da Armação ou do Ribeirão da Ilha e ter que passar pela Ressacada e por todo o bairro Carianos para chegar na UPA, lá no final. Absurdo, não é mesmo?
Além disso, o prefeito não diz que esse projeto de novo hospital está suspenso pelo Conselho Municipal de Saúde porque não está previsto em nenhum documento como deveria. Topázio deve muitas explicações à população!
🚩 SE NÃO PROTESTAR, A UPA VAI FECHAR!
Leia também: Em Biguaçu, após UPAS, prefeitura quer terceirizar a Atenção Básica do Município
Compartilhamos e convidamos a população de Florianópolis a acompanhar essa mobilização e seus desdobramentos, pois fazem parte de uma política que atinge a nossa cidade!