[Notícia] Centros Acadêmicos retomam processos eleitorais e renovam suas gestões

Imagem: elaboração UFSC à Esquerda

Clara Fernandez – Redação UFSC à Esquerda – 17/05/2022 – última atualização: dia 18/05, às 10h40m 

Com o retorno das aulas presenciais se inicia o processo de renovação e reorganização de uma série de entidades de base na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Isso porque diversos Centros Acadêmicos (CAs) mantiveram suas gestões e nominatas eleitas em 2019 até o momento de retorno presencial, em 2022, a partir de decisões adotadas ou em assembléias estudantis ou pelas direções das próprias entidades. O entendimento era de que com eleições online, excepcionalmente durante o ensino remoto, estaria prejudicado o processo de formação de chapas e envolvimento efetivo dos estudantes nas entidades. 

Esta foi a mesma direção da resolução adotada no Conselho de Entidades de Base (CEB)* da UFSC, que escolheu pela prorrogação da gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que foi eleita pela última vez em 2018

Algumas entidades, como o Centro Acadêmico Livre de Psicologia (CALpsi), Centro Acadêmico Livre de Museologia (CAMUS), Centro Acadêmico Livre de Engenharia Sanitária e Ambiental (CALESA), Centro Acadêmico de Cinema (CAcine), Centro Acadêmico de Animação (CAANI), Centro Acadêmico de Relações Internacionais(CARI), Centro Acadêmico de Design (CADe), Centro Acadêmico de Odontologia Quatro de Agosto (CAOQA), Centro Acadêmico de Fisioterapia (CALFISIO) do campus de Araranguá e Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) realizaram seus processos durante o ano de 2021 na modalidade online. 

A renovação das gestões das entidades, mesmo durante o ensino remoto, se mostrou importante para manter ativa as suas atuações, trazer os estudantes que entraram nessa modalidade para participar da vida política da universidade e se prepararem para o retorno presencial.

Houve tentativas de abertura de processo eleitoral em algumas entidades no final do ano passado que não tiveram conclusão e acabaram sendo prorrogadas para o início deste ano, como no caso do Centro Acadêmico Livre de Medicina (CALIMED), que já havia realizado a eleição de uma nova gestão no início de 2021 e o Centro Acadêmico de Zootecnia (CA ZOOT). Outras entidades encontraram dificuldade para dar continuidade a suas atribuições e anunciaram a interrupção de suas atividades, como foi o caso do Centro Acadêmico Livre de Antropologia (CALANT).

Nesse semestre, com o retorno presencial, uma série de entidades, tenham prorrogado ou não suas gestões, estão se reorganizando para voltar a dar vida à sua atuação. Confira abaixo algumas das novas gestões já eleitas:

  • O CALIMED havia aberto processo eleitoral no fim do ano passado, mas uma nova gestão assumiu a entidade no mês de abril deste ano, a chapa eleita se chama Desterros.
  • O CARI elegeu sua nova gestão, inscrita em chapa única, no dia 25 de abril. A gestão Unidade e Luta tomou posse no dia 02 de maio.
  • No dia 09 de maio a gestão Pagu assumiu o CADe. As eleições ocorreram nos dias 02 e 03 de maio, com inscrição de chapa única. 
  • O CA ZOOT abriu seu processo eleitoral no final de novembro do ano passado. Ao que parece, não houve chapas inscritas e em abril deste ano foi aberto um formulário de interesse para compor uma nova gestão da entidade. A gestão Horizonte está assumindo a direção da entidade.

Confira abaixo como está a abertura de processo eleitoral nas demais entidades:

  • O Centro Acadêmico de Oceanografia (CAO) está com o processo eleitoral em andamento. Há uma chapa inscrita, intitulada Poseidonas e as votações ocorrem amanhã, dia 18 de maio, das 08h às 20h, na sede do CAO.
  • O Centro Acadêmico Livre de Jornalismo (CALJ) está em período de campanha eleitoral. Há uma chapa inscrita, intitulada Ondina. A votação presencial ocorrerá nos dias 31 de maio e 01 de junho.
  • O calendário do processo eleitoral do Centro Acadêmico Livre de Física (CALF)  previa um período de campanha até o dia 27 de maio, com votações no dia 30 de maio, entretanto, não houve chapas inscritas para formar uma nova gestão da entidade até o momento. Não foi possível encontrar mais informações públicas sobre o andamento do mesmo.
  • O Centro Acadêmico Livre de Letras (CALL) está em processo de formação de chapas. A inscrição das chapas ocorre no dia 23 de maio, das 18h às 20h.
  • O Centro Acadêmico Livre de História (CALH) está com o processo eleitoral aberto e as inscrições de chapas serão realizadas hoje, das 18h30 às 20h30 no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
    Atualização: houve inscrição de chapa única, intitulada Construir um novo tempo. As eleições ocorrem no dia 26 de maio.
  • O Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (CALA) está com o processo eleitoral em andamento. Inicialmente as chapas poderiam se inscrever no dia 16 de maio, mas como não houve chapa inscrita, as inscrições foram prorrogadas para o próximo dia 21.
  • O Diretório Acadêmico Livre de Engenharias de Mobilidade (DALEM) do campus de Joinville também está com processo eleitoral aberto e prorrogou as inscrições de chapas em função da ausência de inscrições. As chapas podem se inscrever no processo até o dia 23 de maio.
  • No perfil do Instagram do Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (CAMAT) há um comunicado no dia 01 de Maio informando o encerramento da gestão, a necessidade de realizar um processo eleitoral e fazendo o chamado para que pessoas interessadas em compor uma nova chapa entrem em contato com a entidade.
  • O Centro Acadêmico de Cinema (CACine) realizou assembleia para abertura do processo eleitoral no dia 05 de maio. No momento está ocorrendo o processo de formação de chapas.
  • O Centro Acadêmico Livre de Pedagogia (CALPE) realizou assembleia dia 11 de maio, com a pauta das eleições da entidade.
  • O Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS) já realizou uma assembleia matutina e irá realizar uma noturna na data hoje (17), com a pauta de constituição da comissão eleitoral para abertura do processo eleitoral.
  • O Centro Acadêmico Livre de Geografia (CALIGEO) irá realizar assembleia amanhã, dia 18 de maio, às 17h15, pautando as eleições da entidade.
  • O Centro Acadêmico Livre de Computação (CALICO) discutiu sobre a abertura do processo eleitoral da entidade em reunião realizada no dia 05 de maio, mas não foi possível encontrar mais informações públicas sobre o andamento do mesmo.
  • O Centro Acadêmico Livre de Nutrição (CALINUT) convocou uma reunião para o dia 18 de maio, com o intuito de discutir a importância do centro acadêmico e a formação de nova chapa para a gestão do mesmo.

A participação dos estudantes nas entidades é muito importante nesse momento de retorno presencial. Os cortes orçamentários vividos nos últimos anos têm se expressado em diversos problemas estruturais, como a falta de professores que será debatida em assembleia convocada pelo CALFISIO, ou o incêndio de um dos banheiros do CFH, que agora mantém suas aulas no prédio com falta de banheiros e bebedouros, como denunciado pela campanha do Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais (CALCS).

Além disso, as políticas de permanência têm se mostrado cada vez mais estreitas frente às pressões do aumento do preço dos alimentos e aluguéis, que colocam em risco a continuidade dos estudos de um amplo conjunto de estudantes que necessita de condições adequadas para a realização integral e com qualidade de seus estudos. 

Nas últimas semanas diversos Centros Acadêmicos, DCE e Associação de Pós-graduandos (APG) se mobilizaram colocando em questão a implementação da política da reitoria de agendamento do Restaurante Universitário (RU), ao invés da evidente necessidade de sua ampliação. 

Os estudantes indígenas também estão em constante reivindicação pela construção de uma moradia estudantil e no momento se encontram em campanha por condições dignas para o seu alojamento na universidade

É preciso reconstruir e dar movimento a esses instrumentos de organização, colocando como centralidade as questões vividas e sentidas no dia a dia da universidade. As entidades estudantis são espaços de politização e fortalecimento coletivo para lidar com os problemas que a precarização da universidade impõe a todos os estudantes. Além disso, esses espaços proporcionam a ampliação da formação e da experiência na universidade, podendo também promover encontros, lazer e renovação das energias e ideias no cotidiano.

Você tem dúvidas sobre como participar e organizar seu centro acadêmico? Sua entidade está em processo eleitoral e não está listada na reportagem? Quer complementar alguma das informações sobre o processo eleitoral de sua entidade? Entre em contato através das nossas redes ou pelo e-mail do jornal: [email protected].

* O CEB é composto pelos Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Acadêmicos (DAs), Grêmio do Colégio de Aplicação e pelo próprio DCE da UFSC, sendo uma instância de decisão superior. Apesar de apenas as entidades terem direito a votar, sendo um voto para cada entidade, a participação é aberta para todos os estudantes. As reuniões podem ser convocadas pelo DCE ou por um conjunto de 16 CAs, assinando uma autoconvocação coletivamente. Neste espaço são discutidas questões centrais para o movimento estudantil da UFSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *